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Hipocrisia dentro e fora da igreja

Isaías 29:13
 
Mais do que qualquer profeta antes dele e com uma contundência inigualável, Jesus pôs a descoberto as raízes e consequências da hipocrisia. Ele visava particularmente aqueles que constituíam a aristocracia intelectual dominante: os escribas, os fariseus e os saduceus. Hipócritas são aqueles cuja conduta não exprime os desejos do coração, mas Jesus vai mais longe, chamando-os de cegos: Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo! Mt 23:26 Para ele havia uma conexão que justificaria a mudança de um sentido para o outro, pois no ímpeto de querer enganar os outros, engana-se o hipócrita a si mesmo e se torna cego em relação ao seu próprio estado: incapaz de ver a luz.

A hipocrisia religiosa não é simplesmente uma menti. Seu propósito é enganar os outros para angariar sua estima na aparência dos gestos religiosos. O hipócrita parece agir para o Reino de Deus, mas na realidade age para si próprio. As práticas mais comuns à fé cristã: a oração, a pregação, o jejum e o serviço, são adulteradas pela preocupação de se fazer notar antes de tudo: Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas. Mateus23:5 Este hábito de manter uma distância entre o coração e os lábios, ensina a encobrir intenções maldosas sob uma aparência piedosa. como quando se armou contra Jesus uma cilada, sob o pretexto de acionar uma questão jurídica. Dize-nos, pois: que te parece? É lícito pagar tributo a César ou não? Mateus 22:17 Ansioso por salvar as aparências, ser popular e livrar a sua cara, o hipócrita sabe avaliar a importância dos preceitos legais ou acomodá-los segundo à sua astuta casuística. Somente desta forma ele consegue coar um mosquito e engolir um camelo. Mateus 23:24 Pode também torcer preceitos divinos em proveito da sua rapinagem e intemperança: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque edificais os sepulcros dos profetas, adornais os túmulos dos justos. Mateus 23:29

O formalismo pode ser curado, mas a hipocrisia está propensa ao endurecimento. Os sepulcros caiados acabam por aceitar como verdade o que eles querem fazer os outros crerem. Julgam-se justos e se tornam surdos a qualquer apelo à conversão. Como um ator de teatro, do grego hypocrites, ele continua a representar seu papel, pois quanto mais ocupa o lugar de destaque, mais vê a sua palavra ser obedecida e reverenciada: Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus. Mateus 23:2 Algumas de suas palavras podem até ser salutares, porém são vazias, pois como poderia o hipócrita ponderar sobre a realidade se a trave no seu olho tapa-lhe a vista?

Guias espirituais têm sua importância nesse mundo, mas nunca poderão ocupar o lugar de Deus, que é o que normalmente fazem quando substituem a lei divina pelas tradições humanas. São cegos que pretendem guiar outros cegos. A sua doutrina não passa de fermento mau. Cegos como são, não podem reconhecer os sinais dos tempos, isto é: descobrir em Jesus sinal definitivo de Deus, por isso estão sempre pedindo sinais do céu. Obcecados por sua malícia, não levam em conta o amor de Jesus e apelam para leis, como a do sábado, para impedi-lo, e ainda ousam afirmar que os milagres de Jesus tem origem em Belzebu.

Para quebrar-lhes a tranca dos seus corações, Jesus faz com que as suas máscaras caiam diante de todos, denuncia o seu pecado fundamental e sua secreta podridão, na tentativa última de livrá-los da sorte dos ímpios. Para eles, Jesus emprega o termo hebraico hanefa, que significa perverso. O hipócrita é um ímpio em potencial. João exprime bem este pensamento quando diz: O pecado dos judeus consiste em dizer: nós vemos, quando são cegos. João 9:40

Seria ilusão pensar que a hipocrisia fosse própria dos fariseus apenas. Os evangelhos também estendem à multidão este adjetivo. João chama os judeus de incrédulos de todos os tempos; Pedro escapou do perigo de ser um deles em Antioquia, quando Paulo o confrontou. Quando, porém, Pedro veio a Antioquia, enfrentei-o face a face, por sua atitude condenável. Pois, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios. Quando, porém, eles chegaram, afastou-se e separou-se dos gentios, temendo os que eram da circuncisão. Os demais judeus também se uniram a ele nessa hipocrisia, de modo que até Barnabé se deixou levar. Pedro aprendeu a lição, pois depois disso passou a recomendar que sejamos simples como um recém nascido, sabendo que a hipocrisia nos espreita. I Pedro 2:1

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